Em que dia Antonio Canova nesceu?

domingo, 27 de fevereiro de 2011


Uma das principais civilizações da Antiguidade foi a
que se desenvolveu no Egito. Era uma civilização já
bastante complexa em sua organização social e
riquíssima em suas realizações culturais.
A arte egípcia estava intimamente ligada à religião,
servindo de veículo para a difusão dos preceitos e das
crenças religiosas. Por isso, era bastante padronizada,
não dando margem à criatividade ou à imaginação
pessoal. Assim, os artistas egípcios foram criadores
de uma arte anônima, pois a obra deveria revelar um
perfeito domínio das técnicas de execução e não o
estilo do artista.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Imagens

Aqui vai algumas imagens que eu achei bonitas.



              Uma das principais civilizações da antiguidade foi a que se desenvolveu no Egito. Era uma civilização bastante complexa na sua organização social e rica.
              A religião invadio toda a vida egípcia, interpretando o universo, justificando sua organização social e política, determinando papel de cada classe social e consequentemente, orientando a produção da arte desse povo.
O fundamento da arte egípcia é a gloria dos deuses e do rei defunto divinizado, para qual erguiam templos funérios e túmolos grandiosos.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Arte e arquitetura do Egito- Raquel no31

Arte e arquitetura do Egito, edifícios, pinturas, esculturas e artes aplicadas do antigo Egito, da pré-história à conquista romana no ano 30 a.C. A história do Egito foi a mais longa de todas as civilizações antigas que floresceram em torno do Mediterrâneo, estendendo-se, quase sem interrupção, desde aproximadamente o ano 3000 a.C. até o século IV d.C.
A natureza do país — desenvolvido em torno do Nilo, que o banha e fertiliza, em quase total isolamento de influências culturais exteriores — produziu um estilo artístico que mal sofreu mudanças ao longo de seus mais de 3.000 anos de história. Todas as manifestações artísticas estiveram, basicamente, a serviço do estado, da religião e do faraó, considerado como um deus sobre a terra. Desde os primeiros tempos, a crença numa vida depois da morte ditou a norma de enterrar os corpos com seus melhores pertences, para assegurar seu trânsito na eternidade.
A regularidade dos ciclos naturais, o crescimento e a inundação anual do rio Nilo, a sucessão das estações e o curso solar que provocava o dia e a noite foram considerados como presentes dos deuses às pessoas do Egito. O pensamento, a cultura e a moral egípicios eram baseados num profundo respeito pela ordem e pelo equilíbrio. A arte pretendia ser útil: não se falava em peças ou em obras belas, e sim em eficazes ou eficientes.
Fonte: Wikipédia
Fachada do templo principal de Abu Simbel Núbia

maquiagem egípcia

Há 4 mil anos, os egípcios misturavam frequentemente chumbo à maquiagem para os olhos.

Os médicos gregos e romanos afirmavam então que aquele metal era benéfico para os olhos. Atualmente, o chumbo é mais conhecido por ser um metal potencialmente tóxico. Para entender melhor este uso do chumbo como cosmético, a equipe de pesquisadores coordenada por Christian Amatore avaliou o impacto de uma escassa quantidade de chumbo em uma célula da pele.
 Eles descobriram que um pouquinho dessa dose "mortal" não fazia mal.Sendo assim,não podemos dizer que os egípcios estão "por fora".Eles até descobriram uma propriedade do metal antes(bota antes nisso!)de nós!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

As cores- Raquel no31

As cores eram feitas a partir do:
Preto: Era feita a partir do pirolusite.
Branco: Era feita a partir do cal.
Vermelho:Era feita a partir doe ocres.
Verde: Era feita a partir do malaquite.
Azul: Era feita a partir do azurite.
Amarelo: era feita a partir do limonite.




Fonte:www.wikipédia.com.br

A "simbologia"- Raquel no31

A arte egipcia é profundamente legal. Do mesmo modo a "simbologia" serve à estruturação, à simplificação e clarificação da mensagen transmitida criando um forte sentido de ordem.
Fonte:Wikipédia.                                                                                 
                                                                      Abecedario egipcio>
os egípcios também pintavam faraós e pessoas muito importantes para a cultura deles.
postado por Júlia

Lei da Frontalidade (arte egipcia) Juliana n17

A arte do Antigo Egito esteve completamente ao serviço da religião e da realeza.
Uma das regras mais importantes seguidas pelo pintores (artistas) era a lei da frontalidade.

Lei da frontalidade é um se baseia na figura humana representada com os olhos e o tronco virado para frente, enquanto os braços e a pernas estão de perfil. Hoje, há estudiosos que entendem tal recurso como um misto de sinal de respeito para com o espectador (visão frontal) mais a necessidade de representação de uma ação (visão de perfil).
Grande parte das pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides. Estas obras retratavam a vida dos faraós, as ações dos deuses, a vida após a morte entre outros temas da vida religiosa. Estes desenhos eram feitos de maneira que as figuras eram mostradas de perfil. Os egípcios não trabalhavam com a técnica da perspectiva (imagens tridimensionais). Os desenhos eram acompanhados de textos, feitos em escrita hieroglífica (as palavras e expressões eram representadas por desenhos).
As tintas eram obtidas na natureza (pó de minérios, substâncias orgânicas, etc).

PORQUE AS PINTURAS ERAM FEITAS DE PERFIL????
   Os egípcios acreditavam que  se não mostrassem bastante as partes do corpo, em uma segunda reencarnação ficariam sem aquele membro.Do outro lado,se mostrassem o segundo olho,ganhariam outro brinde indesejado:o terceiro olho.Então,para não haver confusão,faziam as figuras de lado com os braços  dobrados , para destacar.
Grande parte das pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides. Estas obras retratavam a vida dos faraós, as ações dos deuses, a vida após a morte entre outros temas da vida religiosa. Estes desenhos eram feitos de maneira que as figuras eram mostradas de perfil. Os egípcios não trabalhavam com a técnica da perspectiva (imagens tridimensionais). Os desenhos eram acompanhados de textos, feitos em escrita hieroglífica (as palavras e expressões eram representadas por desenhos).
As tintas eram obtidas na natureza (pó de minérios, substâncias orgânicas, etc).

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pinturas Egípcias- Raquel no31

A arte egípcia significou um ressurgimento da pintura.No antigo Egito,os artistas estavam mais interessados nas arquiteturas e esculturas,então a maioria das pinturas egípcias,que ainda permanecem,são decorações em tumbas.

Fonte: Wikipédia










<Capela funerária de Tutmés III

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

nosso blog fala sobre.........

Pintura egípcia ,vamos ver a pintura utilizada em sarcófagos,vasos e outras coisas bem legais!

Bem-Vindo ao Blog

                                                     Ola, obrigada por acessar o nosso blog!