Em que dia Antonio Canova nesceu?

terça-feira, 15 de março de 2011

sianna num.33 o começo da arte egipicia

A arte egípcia refere-se à arte desenvolvida e aplicada pela civilização do antigo Egipto localizada no vale do rio Nilo no Norte da África. Esta manifestação artística teve a sua supremacia na religião durante um longo período de tempo, estendendo-se aproximadamente pelos últimos 3000 anos antes de Cristo e demarcando diferentes épocas que auxiliam na clarificação das diferentes variedades estilísticas adoptadas: Período Arcaico, Império Antigo, Império Médio, Império Novo, Época Baixa, Período Ptolemaico e vários períodos intermédios, mais ou menos curtos, que separam as grandes épocas, e que se denotam pela turbulência e obscuridade, tanto social e política como artística. Mas embora sejam reais estes diferentes momentos da história, a verdade é que incutem somente pequenas nuances na manifestação artística que, de um modo geral, segue sempre uma vincada continuidade e homogeneidade.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Juliana n17 A arte de escrever

As figuras feminas eram pintadas em ocres e as masculinas pintadas de vermelho. Os egipcios utilizavam desenhos como escrita ( não letra como nós). Desenvolveram três formas de escrita:
* Hieróglifos (escrita sagrada)
*Hierática (escrita simples)
* Demótica ( a escrita popular)

Júlia no 16

Os egípcios gostavam muito de seu mundo para acreditarem que suas atividades terminassem quando  morressem.Acreditavam que ricos podiam curtir seu mundo pela eternidade afora,contanto que  que as imagens desses falecidos fossem reproduzidas em suas respectivas tumbas. Assim, boa parte da pintura egípcia era feita em prol dos mortos. Entretanto, é possível que os egípcios não julgassem que garantir uma boa vida após a morte exigisse muito gasto e que, por isso tenham escolhido a pintura como um recurso que poupava mão de obra e cortava gastos. Em lugar da dispendiosa arte escultórica ou da pedra talhada, empregava-se uma expressão artística mais barata, a pintura.
google:
www.portalsaofrancisco.com.br

terça-feira, 8 de março de 2011

Pintura Egípcia-Aline n01

[Tumba_de_Nefertari.jpg]A Pintura Egípcia significou o ressurgimento da pintura.Naquela época ,no antigo Egito,os artistas estavam mais interessados na arquitetura e na escultura,por isso a maioria das pinturas que ainda permanecem são decoradas em tumbas ou em paredes de pirâmides. As obras significavam a vida dos faraós, as ações dos deuses,como a Deusa Ísis,o Deus Maat  ,a Deusa Neftís, que era a irmã de Ísis, e outros temas da vida religiosa. Os egípcios não trabalhavam com a técnica da perspectiva (imagens tridimensionais), os desenhos eram acompanhados de textos, feitos em escrita hieroglífica (as palavras e expressões eram representadas por desenhos). As tintas eram feitas na natureza.As cores além de enfeitarem e colorirem as obras,também tinham o seu significado:
Preto: Significava a morte
Vermelho : Significava a vitória,e também era a cor do fogo.
Verde:Significava a nova vida.
Amarelo: Significa a eternidade.
Branco : Significava a pureza.
Azul:Significava o céu.
Fonte:
 http://www.wikipédia.com/                    
http://www.wambie.com/tuttifrutti_br/noticias/SIMBOLOGIA_EGIPCIA__O_SIGNIFICADO_DAS_CORES-noticia_br-1899.html
                                    http://www.suapesquisa.com/egito/arte_egipcia.htm                                                        

[n370a.jpg]                                                                   















                                                                                           Tumba de Sennedjem