Em que dia Antonio Canova nesceu?

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O que vestiam os Romanos?

Os Acessórios

Roma teve muita influência Grega, diferem em apenas alguns detalhes. Novidades surgiam com espaço longo de tempo e eram muito lentas, por este motivo, citaremos as duas civilizações juntas.
As jóias surgiram com finalidades funcionais. o costume de criar novas funções para os mesmo objetos era comum em ambas civilizações, utilizaram moedas que deram origem aos botões. Provavelmente este botão foi uma moeda transformada para outra função


Frente:Busto laureado de um imperador anônimo.

Verso: gancho para prender na roupa.


Geralmente, as roupas romanas e gregas feminina necessitavam de botões, pois eram quase sempre peças sobrepostas e os botões ou fíbulas serviam para prendê-las contornando as formas do corpo e dando um caimento gracioso e suave ao tecido como demonstra a imagem abaixo.



ouro era o metal mais utilizado e com influência oriental, as gemas passaram a fazer parte das vestimentas e acessórios. Os Romanos eram mais exagerados na utilização destes acessórios.
brinco romano
bracelete grego
anel da antiga grecia

   

As Maquiagens 

exemplo de maquiagem grega



 Os gregos e romanos também aderiram à maquiagens.      til              Utilizavam produtos iguais aos dos egípcios: a coloração branca   a base de chumbo, e vermelha a base de algas. A vaidade e os preparativos de beleza eram comuns a praticamente todas as mulheres, mas as cortesãs costumavam utilizá-las com traços mais fortes e cores exageradas, principalmente os ruges para as bochechas e pó branco para cobrir o rosto. Espátulas, colheres, osso e marfim serviam para misturar e espalhar os produtos

exemplo de maquiagem romana
Os gregos eram mais ponderados no uso das cores, já os romanos  abusavam dos corantes para deixar os lábios em evidência e foram os precursores do rímel, eles esfregavam cortiça queimada nos cílios para escurecê-los.     
Os olhos eram super valorizados e estavam sempre em destaque.  





As Vestimentas

Embora ocasionalmente surgissem novos estilos, no passado uma roupa cara podia ser utilizada durante a vida inteira sem que saísse de moda. As mudanças eram lentas.


As primeiras vestimentas eram feitas em linho crú produzido no local e era o tecido mais valorizado, sendo ideal para o clima quente. Devido a dificuldades para tingir o linho, utilizavam uma unica cor— o branco alvejado. Mesmo assim, os gregos drapeavam e pregueavam o tecido como costuras para conferir à roupa um caimento bonito e uma silhueta elegante. 



Com o passar d o tempo, as roupas mais usadas pelos romanos e Gregos foram as togas,  muito semelhantes ao himation usado na antiga Grécia, De início, a toga apresentava uma forma retangular e curta. Mais tarde, passou a ser semicircular, tendo o seu tamanho aumentado consideravelmente: a toga chegou a atingir aproximadamente 6 metros no lado reto e 2 metros de largura.
Existiam vários tipos de toga, associadas a diferentes funções e podiam determinar a classe social da pessoa.
Os romanos não tinham por hábito cobrir a cabeça, a não ser por ocasião de uma viagem. Amulheres usavam estola - uma peça sobreposta comprida e ampla - de algodão azul da Índia ou talvez de seda amarela da China. Especulasse que por baixo de suas vestimentas, as mulheres utilizavam faixas pressionando as mamas.


No primeiro século a.C, já haviam disponíveis novos tecidos e cores. Em Roma, as pessoas abastadas importavam seda da China ou da Índia, embora as despesas de transporte tornassem esse tecido tão caro quanto o ouro. Outro artigo da moda era a lã tingida de Tiro. O quilo dessa lã podia custar 2.000 denários, o equivalente ao salário de seis anos de um trabalhador.


As sandálias eram feitas com couro animal ou com tecido e contornavam todo o pé e parte da perna.
Podemos notar que as influências Grega e Romana perduram até os dias atuais.



domingo, 1 de maio de 2011

Grécia antiga e Roma antiga- Jóias Juliana n17

A jóia, em tempos passados foi feita para usos práticos com as roupa. Hoje em dia ela é usada não somente para decoração, mas o seu uso é também considerado um símbolo de riqueza. A jóia de aparência barata, feitas de materiais inferiores e a escultura do fio, feita do fio de metal e pedras ou metais preciosos e gemas, são outras jóias contemporâneas das épocas atuais.Muitas partes da jóia, tais como broches foram feitos originalmente com finalidades funcionais, a jóia é igualmente simbólica. A cruz cristã ou a estrela judaica são indícios da fé religiosa que a pessoa segue.


Bracelete de ouro

Grécia antiga
Na Grécia antiga as joias surgiram ao redor de 1.000 a 3.000 a.C. Eles adoravam o brilho, a raridade e a durabilidade do ouro. Para eles as joias simbolizavam o poder e a classe dominante as usava não somente durante sua vida, mas também após a morte.

Na Grécia as joias eram feitas de ouro, prata, marfim, gemas, bronze e argila

Peça de joalharia da Grécia Antiga.

FONTE: http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_30802/artigo_sobre_a_historia_das_joias_religiosas