Em que dia Antonio Canova nesceu?

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

NEOCLASSICISMO-JÚLIA-6A-n°16

O QUE É NEOCLASSICISMO????????????

Neoclassicismo é um movimento cultural europeu, originado no século XVIII e em uma parte do século XIX, que defende a retomada da arte antiga, especialmente a arte greco-romana, considerada modelo de equilíbrio, clareza e proporção. O movimento, de grande expressão na escultura, pintura e arquitetura, ignora a arte  anterior : o barroco e o rococó, associada ao excesso, à desmedida e aos detalhes ornamentais. À sinuosidade dos estilos anteriores, o neoclassicismo opõe a definição e o rigor formal. Contra uma concepção de arte de atmosfera romântica, apoiada na imaginação e no virtuosismo individual, os neoclássicos defendem a supremacia da técnica e a necessidade do projeto - leia-se desenho - a comandar a execução da obra, seja a tela ou o edifício. A isso liga-se a defesa do ensino da arte por meio de regras comunicáveis, o que se efetiva nas academias de arte, valorizadas como locus da formação do artista.
BIBLIOGRAFIA:

IMAGEM:


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Jean Antonie Houdon- neoclassismo- Raquel no31

Jean Antonie Houdon, nascido em Versalhes, ganhou o Prix de Rome em 1761, fez a estátua de São Bruno na igreja de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri em Roma. Sua estada na cidade foi marcada por duas importantes e características produções: um magnífico Ecorché, um modelo anatômico que ainda hoje serve de guia para todo tipo de artistas. A estátua de George Washington resultou de um convite feito por Benjamin Franklin para que Houdon cruzasse o Atlântico e visitasse o palácio Mount Vernon, lá o então general pôde lhe servir de modelo. Jean Antonie Houdon foi um escultor de estilo neoclássico francês. Houdon ficou famoso pelos bustos e estátuas que esculpiu de filósofos, inventores e figuras políticas do iluminismo. Houdon fez as estátuas de Denis Diderot (1771), Benjamin Franklin (1778-79), Jean-Jacques Rousseau (1778), Voltaire (1781), Molière (1781), George Washington (1785-88), Thomas Jefferson (1789), Louis XVI (1790), Robert Fulton (1803-04) e Napoleão Bonaparte (1806).




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jean Antonie Houndon (auto-retrato)
 
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Antoine_Houdon, 5apintura.blogspot.com

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

NEOCLASSICISMO-Júlia-n°16-6A

Neoclassicismo é o nome que se dá ao movimento artístico internacional que surgiu na segunda metade do século XVIII(século 18).
O Neoclassicismo é a reação à artificialidade do rococó e impôs a simplicidade nas pinturas:
linhas , formas ,cores dentre outros aspectos.
A arte neoclássica procura inspiração no equílibrio e na simplicidade.
Características:
-Retorno ao passado
-Academicismo nos temas e nas técnicas
-Arte entendida como imitação da natureza
-etc.
Os principais artistas da arte neoclássica são:
Nicolau Abraão Abildgaard;Alexander Andreyevich;Lawrence -Alma-Tadena;Merry-Joseph Blondel;Jean Broc;Alexandre Cabanel;John Singleton Copley;Jacques-Louis David e outros.
Bibliografia:
http://www.museu.gulbenkian.pt/exposicoes/canova/1.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Neoclassicismo
pintura de william bouguereau
site de onde a imagem foi tirada:
http://obviousmag.org/archives/2007/03/w_bouguereau.html

domingo, 21 de agosto de 2011

Neoclassismo- Rafael Mendes de Carvalho - Juliana Cubota n 17

         Rafael Mendes de Carvalho nasceu em 1817em Laguna (SC) e  morreu aos 53 anos (1870) no Rio de Janeiro (RJ). 
          Além de ser desenhista, caricaturista, litógrafo e arquiteto, Rafael ingressou na Academia Imperial de Belas artes em 1842, onde recebeu o prêmio de viagem ao exterior, ficando lá até 1845. Antes disso ele se matriculou na Escola de Arquitetos Medidores e também trabalhou na reforma do Theatro São Pedro (Porto Alegre).  Colaborou como caricaturista na A lanterna Mágica (a primeira revista de caricatura do Rio de Janeiro (RJ)) Lançada em 1844. Entre 1850 e 1851 viajou para a Argentina e para o Uruguai, onde trabalhou como retratista. Quando voltou para o Brasil criou um ateliê em Porto Alegre.

           
          Legenda- uma das pinturas de Rafael Mendes de Carvalho 

Legenda: Rafael Mendes de Carvalho. 
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rafael_Mendes_de_Carvalho e http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=3089&cd_item=1&cd_idioma=28555

sábado, 20 de agosto de 2011

Neoclassicismo- Antonio Canova - Aline Tamy Tinen Saruhashi nº01

Antonio Canova,nasceu em Possagno,1 de Novembro de 1757-falecido em Veneza 13 de Outubro de 1822, foi um desenhista,pintor,antiquário e arquiteto italiano,  mas é mais lembrado como escultor.Seu estilo foi inspirado na arte da Grécia Antiga, suas obras foram comparadas por seus contemporâneos com a melhor produção da Antiguidade.Não teve discípulos regulares,mas influenciou a escultura de toda a Europa em sua geração,atraindo inclusive artistas dos Estados Unidos, permanecendo como uma referência ao londo do século XIX (19) especialmente entre os escultores do Academismo.Com a ascensão da estética modernista caiu no esquecimento, mas sua posição prestigiosa foi restabelicida a partir de meados do século XX (20).Também manteve um contínuo interesse na pesquisa arqueológica, foi um colecionador de antiguidades e esforçou-se por evitar que o acervo da arte Italiana,antiga ou moderna, fosse desperso por outras coleções do mundo.Considerado por seus comtemporâneos um modelo tanto de excelência artística como de conduta pessoal ,desenvolveu importate atividade beneficente e de apoio aos jovens artistas.

Perseu com a cabeça de Medusa
Templo Canoviano

Antonio Canova

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Canova
Vocabulário:

Antiquário: Pessoa que trabalha com antiguidades.
Contemporâneos: Artistas da época.
Ascensão: Chegada.
Meados: No meio.
Acervo: Conjunto.
Desperso: Espalhado.